Sp.Braga  
SPORTING CLUBE DE BRAGA
Fundação
1921
Cidade
Braga
Presidente
António Salvador Rodrigues
Treinador
Jesualdo Ferreira
Estádio
Municipal de Braga







 

"Os Arsenalistas" de Braga conheceram o seu maior feito desportivo na época de 1965/1966, ao vencerem a Taça de Portugal. O Braga já participou em algumas edições das competições europeias.



Surgido em 1919 pela accão de um grupo de jovens, na sua maioria estudantes, a sua data oficial é a da aprovação dos estatutos em 19 de Janeiro de 1921.

Anteriormente já tinham sido fundados outros clubes na cidade dos Arcebispos, tais como o Braga Foot-ball club e o Liberdade Foot-ball Club, mas o Sporting Clube de Braga acabou por se tornar na equipa mais importante da cidade.

Por influência de membros adeptos do Sporting Clube de Portugal, o clube foi fundado com o nome de Sporting Clube de Braga, apresentando um equipamento com as cores verde e branca semelhante à formação de Alvalade.

Mais tarde, por referência ao Arsenal de Londres, que chegou a ser considerado o melhor clube do mundo, foi proposto um equipamento vermelho e branco muito parecido ao do clube britânico, que se manteve até hoje.

Desde então, várias vezes se menciona o Sporting de Braga como os “Arsenalistas”, devido à associação do seu equipamento ao do Arsenal de Londres.

O maior feito desportivo da história do clube minhoto ocorreu em 1966, ao conquistar a Taça de Portugal, derrotando na final o Vitória de Setúbal por 1-0.

O Braga já se qualificou também para algumas edições das competições europeias, tendo estado presente por duas vezes na Taça das Taças e em seis edições da Taça UEFA.

Durante décadas, a formação bracarense jogou no Estádio 1º de Maio inaugurado em 1950 e concebido pelo Arquitecto Engenheiro Travassos Valdez, tendo tido a designação de Estádio 28 de Maio até ao 25 de Abril de 1974.

No entanto, o mesmo recinto, construído durante o regime do Estado Novo, tal como aconteceu com o Estádio Nacional em Oeiras, com uma arquitectura em pedra de estrutura clássica grega, não foi ainda demolido.

O Estádio aguarda uma resposta do Instituto Português do Património Arquitectónico, à proposta apresentada em 1998 pela Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural, para que possa ser classificado quanto ao seu valor histórico e cultural.

Com a candidatura de Portugal à organização do EURO 2004, foi construído um novo recinto com o nome de Estádio Municipal de Braga, que pertence igualmente à câmara local e que tem a capacidade de 30154 lugares, todos sentados.

A sua concepção ficou a cargo do arquitecto Eduardo Souto Moura e a inauguração do recinto ocorreu a 30 de Dezembro de 2003, num encontro frente ao Celta de Vigo.

O Braga tem cerca de 16 000 sócios.

Fonte: SC Braga.com
            IPPAR, Porto